segunda-feira, 2 de julho de 2012

Prospecção de mercado do Diário - Defesa central

O Diário Desportivo decidiu fazer uma análise de mercado e indicar possíveis reforços para os três grandes. Depois da análise feita à posição de guarda-redes, aqui, e de defesa direito, aqui, é a vez de abordarmos o mercado no que toca à zona central da defesa, posto que poderá ser reforçado por Benfica, Sporting e FC Porto.

Rafael Tolói (Goiás) - Este central brasileiro tem sido, nos últimos meses, associado de forma frequente ao Sporting. Trata-se de um defesa bastante jovem, internacional canarinho sub-20 por 19 ocasiões, que compete nesta altura na Serie B brasileira, facto que poderá influenciar a sua saída. Os leões, que ficaram desfalcados na zona central da defesa com a partida de Anderson Polga, poderiam aproveitar este promissor jogador que está avaliado em cerca de 2,5 milhões de euros. Tolói tem 21 anos e mede 1.85m. Contudo, este central formado no Goiás, tem bastante mercado em Itália e a Juventus já mostrou interesse no concurso do jogador.

Cristian Zapata (Villarreal) - Com a descida de divisão do Submarino Amarelo, muitos foram os jogadores que desvalorizaram os seus passes e, consequentemente, ficaram mais acessíveis aos três grandes do futebol português. Zapata, defesa central colombiano, entra neste lote de jogadores que vai abandonar o clube da província de Castellón. Central fortíssimo nos duelos com os avançados, sendo que também poderá alinhar na lateral direita da defesa devido à sua rapidez (jogador semelhante a Luis Perea, ex-Atlético Madrid). Zapata é experiente (25 anos), tem contrato válido com o Villarreal até 2016 mas uma verba a rondar os 5 milhões poderá ser suficiente para adquirir o defesa. Encaixaria bem no FC Porto já que, quer Otamendi quer Rolando, poderão estar de saída do Dragão. O Sporting também seria um bom destino mas tudo depende da situação económica do clube de Alvalade.

Lisandro López (Arsenal de Sarandí) - Indiscutivelmente um dos melhores centrais a jogar na Argentina. Assume-se como um central goleador (marcou o golo do título no torneio "Clausura"), forte no jogo áereo, e capaz de sair a jogar na zona defensiva, fazendo uma excelente dupla com Guilherme Burdisso. Avaliado em 4 milhões de euros seria uma grande adição ao Sporting, que está necessitado de centrais, ou ao FC Porto caso Rolando deixe o clube portista. Lisandro, já é internacional AA pela Argentina por duas vezes, tem 22 anos e mede 1.87m.

Jeffrey Gouweleeuw (Heerenveen) - Uma das últimas pérolas do futebol holandês. Trata-se de um central de apenas 20 anos, com 1.87m,  que já está na agenda dos grandes tubarões do futebol europeu. Tem uma grande qualidade no controlo de bola, saindo bem a jogar desde trás, e também é conhecido por marcar muitos golos no seguimento de bolas paradas. Vem na senda dos centrais tecnicistas, oriundos da Liga Holandesa, como Vermaelen (Arsenal), Vertonghen (Ajax/Tottenham) ou Toby Alderweireld (Ajax).
Titular indiscutível no Heerenveen, está avaliado em pouco mais de 2 milhões de euros e era bem visto para os 3 grandes, num cenário de aposta futura antes que seja contratado por um clube de topo europeu.

Valentin Roberge (Marítimo) - Já mostrou credenciais suficientes na Liga Portuguesa para dar o salto para um dos grandes mas o clube madeirense parece dificultar a saída do central francês. Desde 2010 nos insulares, Roberge destaca-se por ser um defesa fiável e seguro na marcação defensiva, que foi um dos principais responsáveis pela boa campanha do Marítimo na Liga Zon-Sagres da época transacta. Com contrato válido até 2013, esta pode ser a última oportunidade do clube treinado por Pedro Martins para encaixar uma boa verba na transferência do central. Podia ser um bom reforço para o Benfica para ser alternativa à dupla Luisão/Garay. Avaliado em 1,5 milhões de euros, Roberge mede 1,87m e tem 25 anos de idade.

Concordam com estas opções? Que outros jogadores poderiam entrar neste lote?

2 comentários:

F. disse...

São todos boas opções!

Anónimo disse...

o Jeffrey Gouweleeuw vai ser o proximo central do sporting quase de certeza !!! mati14